JAPÃO
A terra do Sol nascente
A terra do Sol nascente
Origem
Japão (Nippon) em Japonês que significa ("origem do sol" ou "terra do sol nascente") por isso que algumas pessoas costumam dizer que o Japão é a terra onde o sol nasce primeiro. É um arquipélago situado totalmente no hemisfério Norte, em frente à costa leste da Ásia, parte noroeste do oceano Pacífico. Toda a costa leste do Japão é banhada pelo oceano Pacífico.
1. Aspectos do relevo
O país possui altas montanhas, vulcões ativos, vales profundos, florestas silenciosas, rios de correntezas e mares bruxuleantes.
O relevo predominantemente é montanhoso; cerca de 80% do território é composto por montanhas. O arquipélago japonês faz parte do Círculo do fogo, tendo 26% de seu território formado por rochas vulcânicas. Possui cerca de 180 vulcões, sendo 59 deles ativos. O mais famoso deles é o Fujiyama, com 3776 metros de altitude e inativo desde 1707. Por ser um país de instabilidade vulcânica o Japão já sofreu inúmeros terremotos um deles foi recentemente nesse ano (2011). Em 1923 ocorreu o mais violente que acabou vitimando cerca 110.000. Maremotos e tsunamis são muito frequentes. Os vulcões e as montanhas dão ao país energia elétrica, fontes termais quentes, parques nacionais e estâncias de verão e inverno. Que também são espetaculares atrativos turísticos, do país.
No Japão existem poucas planícies, cerca de 16% do território,mais é onde se concentra maior parte da população japonesa. Nessas planícies estão as cidades do Japão: Tóquio, Nagoya, Osaka, Kobe. As principais planícies estão localizadas no centro da ilha de Honshu: planície de Kanto onde se assenta cidade de Tóquio e a ilha de Niigata. O litoral marítimo do Japão tem 29.751 km e é aproximadamente quatro vezes maior que o litoral brasileiro com 7.491 km. A área que aparece acima da superfície do Oceano Pacífico forma a área terrestre do Japão, e tem a aparência de uma grande cadeia montanhosa na forma de arco. Na verdade, 76% da superfície territorial do Japão é montanhosa e pontilhada por colinas, com apenas 14% dela tomando a forma de retalhos de planícies e bacias acomodadas entre essas elevações.
2. CLIMA
No Japão (de forma geral) os invernos são rigorosos e em algumas regiões do país neva. Os verões são quentes e bem úmidos. Mais existe uma grande diversidade de climas no país,por causa da extensão em latitude(de cima para baixo).Então o clima vai de Tropical ao temperado,sujeitos a ventos sazonais e da altitude. Já no sul do país o clima é ameno mesmo no inverno.As precipitações(chuva,neve,etc),são abundantes durante o ano todo em todas as estações,em algumas épocas elas atingem médias anuais de 1.500mm no norte e até 2.500mm nas regiões a sudoeste do país.As neves são freqüentes no inverno.No norte do Japão os invernos são muito frios e com neve e a temperatura em alguns locais pode chegar até -40ºC e os ventos que vêem da Sibéria e da Mongólia causam grandes nevascas nessas épocas do ano.Já nos verões as temperaturas podem chegar a 20ºC,as ilhas ao sul do Japão podem atingir temperaturas de até 30ºC no verão,já no inverno as temperaturas não passam de 15ºC.
3. VEGETAÇÃO NATIVA
A vegetação nativa do Japão é muito diversificada, encontramos cedros, os bordos, os pinheiros e os abetos. Também podemos encontrar algumas variedades subtropicais como o bambu e a canforeira. Encontramos algumas espécies de flores e plantas que são cultivadas a séculos no país,tais como, o crisântemo, a ameixeira, a cerejeira,o rododendro,a peônia,o gladíolo e o lótus,que já se encontram totalmente integradas á paisagem natural do país. Florestas são comuns também no país. Entre 70% e 80% do país é coberto por florestas e de relevo montanhoso.
4. ALTITUDE MÉDIA
A montanha mais alta e o vulcão mais conhecido do Japão é o monte Fuji com 3.776 metros de altitude e seu ponto mais baixo fica no lago Hachirōgata, quatro metros abaixo do nível do mar.Se considerarmos a partir do fundo da fossa do Japão,o país se eleva a uma altitude de 10.000 a 14.000metros.
5. PRINCIPAIS ATRATIVOS E CARACTERIZAÇÃO RELACIONADA AO MEIO FÍSICO
TEMPLO BUDISTA SENSOJI
Fundado em 645 é o mais antigo em Tóquio. Todos os turistas visitam o templo em homenagem a Deusa Kannon. Conhecido também como um O-koro, diz à lenda que a fumaça fortalece a cura e os doentes.
¹ www.dreamguides.edreams.pt/japao/toquio/templo-budista-sensoji
Acesso em: 29.05.2011
CASTELO DE OSAKA
Mandado construir pelo chefe militar Toyotomi Hideyoshi, como forma de celebrar o triunfo total do militarismo sobre o poder religioso organizado. O general quem construiu o castelo ficou conhecido por ser o principal responsável pela unificação do território japonês durante o período Azuchi Momoyama. Por esse motivo, acendeu ao cargo de regente imperial e após a morte de seu líder, tomou o seu lugar empenhando-se na unificação do país. Atualmente, o castelo é fruto das obras de restauro ocorrido nos anos 30, que após este período havia sido incendiado.
¹ www.infopedia.pt/$castelo-de-osaka com acesso em 29.05.2011
A PRAIA DO JAPÃO
Uma das mais freqüentadas praias no litoral do Japão são: Odanohama, Oisehama, Oya e Koizumi.
¹ WWW.visitjapanworld.blogspot.com/2010/04/tohoku.html Acesso em 29.05.2011
SPARROW DANCE
A tradicional dança Aoba Festival que ocorre na cidade de Sendai, que durante o verão acontecem uma competição entre grupos.
¹www.visitjapanworld.blogspot.com/2010/04/tohoku.html com acesso em 29.05.2011
MONTE FUJI
O maior pico do Japão e um dos mais conhecidos do planeta. O monte Fuji é um vulcão, cuja última erupção aconteceu há três séculos. É o principal ícone geológico do Japão e pode ser visto de longa distância, principalmente em viagens de trem-bala que cortam o país. Segundo geólogo (MASATO KOYAMA) a montanha traz um perigo “Todos só vêem sua beleza e só vão acreditar que ela pode explodir quando isso acontecer”.
NAHA HARBOR DINER
O Naha Harbor Diner de Okinawa, no Japão é um restaurante muito exótico onde encontramos um menu asiático no qual oferece aos seus clientes pratos da cozinha japonesa, chinesa, tailandesa e indiana. Foi construído em cima de um Gajumaru, uma árvore enorme da família do figo. Por mais real que pareça a maior parte da árvore não é de verdade. Foi apenas construído com copia de uma enorme árvore, mas pra muitos que estão se perguntando seu acesso é feito com um elevador.
¹ http://www.japaoemfoco.com/naha-harbor-diner-restaurante-em-cima-de-uma-arvore/ com acesso em 29.05.2011
SANTUÁRIO DE ITSUKUSHIMA
É considerado no Japão um dos santuários mais famosos do mundo. Localizado em Hiroshima, foi construído sobre a água em 593 D.C, porém teve sua existência confirmada a partir de 811 D.C. O santuário de Itsukushima é patrimônio Mundial da Unesco, considerado um dos lugares mais belos do Japão.
¹ http://www.japaoemfoco.com/santuario-de-itsukushima-vale-a-pena-conhecer/
Acesso em 29.05.2011
GUNMA FLOWER PARK
Gunma Flower Park, é um ótimo passeio para quem não quer gastar muito mas aprecia a natureza. Encontramos áreas para picknics, churrascos, lazer em família e o melhor de tudo encontraram flores lindas principalmente na primavera.
¹
www.japaoemfoco.com/%E3%81%90%E3%82%93%E3%81%BE%E3%83%95%E3%83%A9%E3%83%AF%E3%83%BC%E3%83%91%E3%83%BC%E3%82%AF-gunma-flower-park
Acesso em 29.05.2011
www.japaoemfoco.com/%E3%81%90%E3%82%93%E3%81%BE%E3%83%95%E3%83%A9%E3%83%AF%E3%83%BC%E3%83%91%E3%83%BC%E3%82%AF-gunma-flower-park
Acesso em 29.05.2011
6. ÁREA DO PAÍS, POPULAÇÃO TOTAL E DENSIDADE DEMOGRÁFICA
Área: 377.864 km2 (em quatro grandes ilhas – Honshu, Kyushu, Shikoku e Hokkaido – e 6.848 outras menores)
População: O senso realizado em 2001mostrou que a população é de 127,3 milhões de habitantes. Sendo que 75% dessa população moram na área urbana e outros 25% na área rural, os quais plantam arroz, flores, bambu entre outras coisas.
Densidade Demográfica: 340 hab./km².
7. PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS
O Japão tem a segunda maior economia do mundo, baseada em produtos industriais e serviços. O sistema japonês apresenta várias características muito peculiares. Produção agrícola – Principais culturas: arroz, beterraba açucareira, hortaliças e frutas.
Pecuária: avicultura. Pesca: maior frota pesqueira do mundo
Produção industrial – As principais indústrias são tecnologia avançada, equipamentos pesados elétricos, veículos e motores, equipamentos eletrônicos e de telecomunicações, máquinas de ferramentas e computadorizadas, sistemas de produção, locomotivas e equipamentos de transportes, estaleiros, produtos químicos, produtos têxtil, alimentos processados, instrumentos de precisão. A cultura japonesa costuma ser lembrada pelos seus grandes mestres da tecnologia avançada.
Produção industrial – As principais indústrias são tecnologia avançada, equipamentos pesados elétricos, veículos e motores, equipamentos eletrônicos e de telecomunicações, máquinas de ferramentas e computadorizadas, sistemas de produção, locomotivas e equipamentos de transportes, estaleiros, produtos químicos, produtos têxtil, alimentos processados, instrumentos de precisão. A cultura japonesa costuma ser lembrada pelos seus grandes mestres da tecnologia avançada.
8. FOTOS DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS E DEMAIS DADOS E FATOS PITORESCOS
GUEIXAS
Uma gueixa é uma mulher treinada nas artes da música e da dança. Gueixa em japonês (Geisha) significa "pessoa que vive das artes". A gueixa passa anos aprendendo a tocar diversos instrumentos musicais, dançar e ser a anfitriã perfeita e confidente de seus hóspedes.Sua maquiagem, vestuário, cabelo são feitos de forma a satisfazer fantasias masculinas da perfeição da mulher. Nem todas as gueixas são prostitutas, muitas costumam não ter envolvimento sexual com seus hóspedes, apenas fazem o papel de acompanhante.
¹www.pessoas.hsw.uol.com.br/gueixas1.htm
Acesso em 29.05.2011
TERREMOTO
Em 14 de Março do ano corrente, ocorreu um forte terremoto de magnitude 6,6 que atingiu o norte do Japão. Aconteceu um terremoto no mar gerando maremoto causando tsunami e uma devassa destruição.
O arquipélago japonês é uma das zonas com maior atividade sísmica do mundo. O terremoto mais grave dos últimos anos aconteceu em Kobe, em janeiro de 1995, com magnitude de 7,3, e deixou mais de seis mil mortos.
O arquipélago japonês é uma das zonas com maior atividade sísmica do mundo. O terremoto mais grave dos últimos anos aconteceu em Kobe, em janeiro de 1995, com magnitude de 7,3, e deixou mais de seis mil mortos.
‘’ De acordo com a CNN, a empresa Eqecat estimou as perdas causadas pela tragédia em pelo menos US $ 100 bilhões, incluindo US $ 20 bilhões em danos a residências e US $ 40 bilhões em danos à infraestrutura (estradas, ferrovias e instalações portuárias), segundo analistas dos Estados Unidos.’’
¹www.veja.abril.com.br/noticia/internacional/onze-reatores-nucleares-sao-fechados-no-japao
Acesso em 29.05.2011
Acesso em 29.05.2011
¹ WWW.g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/veja-videos-do-terremoto-do-japao.html
Acesso em 29.05.2011
Acesso em 29.05.2011
9. MAPA DE LOCALIZAÇÃO NO MUNDO
¹ Google Earth com acessoem 29.05.2011
10. Referências
acessado em: 20/06/2011
Acessado em : 29/05/2011
acessado em: 29/06/2011
acessado em: 29/06/2011
acessado em: 29/05/2011
Acesso em: 29/05/2011
Acesso em: 29/05/2011
8- www.noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/03/14/terremoto-no-japao-esta-entre-as-tragedias-naturais-mais-caras-da-historia.jhtm
Acesso em:29/05/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário