sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Holanda por Laís Roque Chaves, Leandra Starling, Mariana Pereira e Susana Galli

REINO DOS PAÍSES BAIXOS

 
NETHERLAND – HOLANDA


1 - PRINCIPAIS ASPECTOS DO RELEVO
Fazendo jus ao nome além da extremidade sudeste: montanha Vaalserberg de 321m e das colinas moráinicas da Veluwe de 107m no Torenberg, se desenvolve uma planície baixa (menos de 50m), muitas vezes perfeitamente chata, aliás estendendo-se, em grande parte, numa área incessantemente disputada pela água. O relevo do conjunto resulta de fatores climáticos (glaciações) e eustáticos (transgressão flandriana, depois transgressão dunquerquiana).

As regiões naturais são pouco diferenciadas. O Norte (Frísia, Groningen, Drenthe, parte neerlandesa do arquipélago frisão) individualiza-se pela amplidão dos vestígios de glaciação (pântanos, depósitos moráinicos).

O Sul, na saída dos planaltos calcários de Limburgo, é caracterizado pela frequência de terraços pedregosos que dominam os fundos do vale argiloso. O Oeste, nas bordas do mar do Norte, é formado pelo arquipélago zelandês, braços e difluentes do Mosa e do Reno, pôlderes (terras conquistadas ao mar). As terras encharcadas são ás vezes, protegidas contra o mar por dunas arenosas.

As comportas, diques, canais e moinhos de vento fazem parte de um sistema de drenagem sistemático da época medieval, sem este processo a metade do pais se inundaria.

2 - CLIMA E SUAS CARACTERÍSTICAS
A importância da fachada marítima e a pequena superfície do país explicam a extensão geral do clima marítimo temperado. A temperatura media anual é da ordem de 10°C, com mínima média no inverno de 1,7°C e máxima média no verão de 17,2°C. As precipitações, relativamente abundantes 700 a 800 mm, são quase igualmente distribuídas sobre o conjunto do pais e caem em todas as estações ( com um ligeiro mínimo no verão). Entretanto, a latitude elevada acarreta certo rigor no inverno e gelos frequentes, sobre todo no norte.

3 - VEGETAÇÃO NATIVA

A paisagem natural foi alterada e suas áreas são muito limitadas, mas os bosques de carvalho, faia, freixo e pinheiros são protegidos.

4 - ALTITUDE MÉDIA

A altitude media na Holanda é negativa.

5 - ATRATIVOS TURISTICOS
São muitos os atrativos em Holanda, no seu territorio encontramos pontos turisticos e culturais interessantes. Museus, parques, jardins, monumentos históricos, prédios antigos. Como é tradição no país, a melhor maneira de se visitar os parques é através de bicicleta, um meio de transporte popular no local.

Mas com certeza, a maior atração do país são os Moinhos, que eram usados para retirar a água da chuva que alagava a terra, ao contrário de outros países que eram usados para moer grãos. Funcionava como uma bomba, levando o excesso de agua para o rio principal. O primeiro moinho foi construído por Cornelis, feito de madeira como as casas existentes no local. Em 1953 foram desativados e hoje se tornaram a atração para turistas.

Kinderdijk: O maior conjunto de moinhos existente em Holanda, sendo 19 moinhos construídos na década XVIII. Em 1997 foi tombado Patrimônio Histórico – Cultural da Humanidade. Essa tradição de utilizar-se de moinhos ainda existe em alguns vilarejos próximo de Amsterdã, como uma pequena aldeia que mantêm a manufatura de alguns produtos tipicos da região com os moinhos, conhecida por Zaanse Schans, que fabrica mostarda, os famosos sapatos de madeira holandeses. Algumas famílias vivem hoje em dia dentro dos moinhos e têm no quintal a criação de animais e plantações, e é durante o verão que todos os moinhos abrem suas portas para os turistas.

Voledam: Uma das atrações favoritas de turistas. É um pequeno vilarejo de pescadores, o local retém suas características, seus habitantes vestem roupas tradicionais e as casas são de madeira e pintadas de verde e branca. Famoso pela paisagem, pelos restaurantes e as lojas de queijos e seus sapatos de madeiras trabalhados.

Keukenhof: Com cerca de 700.000 visitantes anualmente. Esse jardim possui maravilhosas Tulipas, algumas enormes e raras, em uma extensão de 28 hectares. A primeira exposição de Keukenhof foi no ano de 1949, e a iniciativa partiu de um grupo de cultivadores.

Interessante saber que a área ja pertenceu a um barão, Van Lynden e de 1401 a 1436, era reserva de caça da baronesa Jacoba Von Wittelsbach. A baronesa costumava colher ervas aromáticas para usar na cozinha do castelo, daí surge o nome do parque que significa, Jardim da Cozinha.

Atualmente a maior área do parque com 425 hectares é uma reserva natural, que no século XV tinha uma paisagem dominada por dunas, mas foi desaparecendo com a interferência humana, com construções de novas cidades.

Hortus Botanicus Amsterdam: Com 1,2 hectares, em Amsterdã nos paises baixos, com 4.000 espécies de plantas em sua estufa. Fundada em 1638 pelo conselho da cidade para servir como jardim de ervas medicinais. Inicialmente foi trazida para o Hortus Botanicus sementes e plantas pelos comerciantes da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais, as quais serviriam também para o comércio. O jardim está sempre em manutenção e as estufas de borboletas e cactos são impressionantes.

Casa de Anne Frank: é um museu em Amsterdã fundado em 3 de maio de 1960 edifício onde Anne sua família e outros judeus se esconderam, nos anos da ocupação nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi estabelecido o Instituto Anne Frank com o propósito de salvá-lo da demolição e abrir ao publico. O propósito do instituto seria fortalecer o contato e comunicação entre jovens de diferentes culturas, religião e a oposição a intolerância e a discriminação racial. Após Anne Frank ter seu diário traduzido em outras línguas, ele se tornou muito conhecida e seu esconderijo passou a ser visitado.

Jardim Zoológico de Roterdão: É um dos mais antigos jardins na Europa, inaugurado em 1857 no coração de Roterdão. Encontramos muitas atrações, incluindo os jardins botânicos.

Este zoológico tem seu próprio programa de investigação, que auxilia na criação de animais raros e ameaçadas de extinção. Em 2001, abriu uma nova exposição-Oceanium.

Madurodam: uma cidade miniatura localizada em Haia, perto do balneário de Scheveningen. A cidade foi reduzida a uma escala de 1:25, construída em 1952 nela podemos ver todos os detalhes das casas ao longo dos canais de Amsterdã, o mercado de queijos em Alkamaar o Palácio Real na praça de Dam e uma parte das obras hidráulicas. Essa miniatura foi fundada como uma lembrança da Segunda Guerra Mundial. Está localizado em uma área de 18.000 metros quadrados e é iluminado por 50 mil luzes.

Palácio Real: Situado na Praça do Dam, um dos monumentos de Amsterdam. Exemplo clássico da arquitetura holandesa, o palácio foi projetado pelo arquiteto Jacob Van Campen e construído entre 1648 e 1655. O palácio foi construído sobre 13.659 pilares para criar, assim, uma base sólida sobre o solo pantanoso.

Tomou o lugar da antiga prefeitura que após o incêndio destruiu tudo, e se transformou em palácio quando Louis Bonaparte se tornou rei da Holanda em 1808. O Palácio chama a atenção dos visitantes pela sua fachada simples e por suas esculturas e estátuas, como Netuno, ninfas e todas representando o mar, característica de Amsterdã cercado por água.

Caves Valkenburg: Popularmente conhecida como a cidade do verde. O local era utilizado para extração de pedras desde o tempo dos romanos, e suas escavações resultaram em cavernas com mais de 250 km de extensão. São elas quem abrigam as inúmeras atrações como a Feira de Natal e são acessíveis a cadeirantes. O local foi utilizado também, como abrigo antiaéreo durante a Segunda Guerra Mundial.

Giethoorn: Conhecida como a Veneza do Norte, tornou-se famosa após ser gravada a comédia ( Fanfare ), em 1958 pelo cineasta holandês Bert Haanstra. Em seguida se tornou ponto turístico.

Na parte velha da cidade não existe ruas mas sim vias para bicicletas, e todo o transporte é sobre a água , pois o local é banhado por pequenos canais. Situada no meio da reserva natural de Wieden e nos arredores do Parque Nacional Werribben, é conhecido por abrigar a maior área de formação de musgo do nordeste europeu.

6 - ÁREA DO PAIS, POPULAÇÃO E DENSIDADE
Holanda tem como nome oficial Reino dos Países Baixos, está localizada na Europa, sua capital é Amsterdã, e tem uma extensão territorial de 403844 km2. Com uma população total de 16.653.346, de acordo com o IBGE ano de 2010, dividi sua população com Aproximadamente 82,86% sendo área urbana e 17,14% área rural. A densidade demográfica é de 401 habitantes / km2.

7 - ECONOMIA
Amsterdã é a capital financeira e empresarial dos Países Baixos. A Bolsa de Amsterdã (AEX), parte da Euronext, é a mais antiga bolsa de valores do mundo e é uma das maiores da Europa. Ela está situada perto da praça Dam, no centro da cidade. Como membro fundador do euro, os Países Baixos substituíram (para fins contábeis) a sua antiga moeda, o "Gulden" (florim), em 1 de janeiro de 1999, junto com os quinze outros países que adotaram o euro.

A localização dos Países Baixos facilita o acesso aos grandes mercados do Reino Unido e da Alemanha, sendo o porto de Roterdã o maior porto da Europa. Outras partes importantes da economia são: comércio internacional (o colonialismo neerlandês começou com uma cooperativa empresas privadas, como a Companhia Holandesa das Índias Orientais), bancos e transportes. Amsterdã é o quinto destino turístico mais movimentado da Europa, com mais de 4 200 000 de visitantes internacionais.

O país continua a ser uma das nações europeias líderes em atração de investimento direto estrangeiro e é um dos cinco maiores investidores nos Estados Unidos.

O Holanda é o lar de muitas marcas mundialmente conhecidas, incluindo a Unilever, a Heineken, a holandesa Royal Shell, Philips e DSM. É também o lar de um dos maiores campos de gás natural no mundo. Slochteren, o campo de gás no norte do país resultou em total receitas a € 159 bilhões desde meados dos anos 1970. NV Nederlandse Gasunie se orgulha de ser o maior público-mundo privadas a nível mundial. Veja abaixo os principais setores da economia holandesa:

Produtos Agrícolas: beterraba, batata, cereais, legumes, frutas
Pecuária: bovinos, suínos, aves
Mineração: gás natural e petróleo.
Indústria: alimentos, química, petroquímica, máquinas.
Renda per capita: US$ 53.750 (estimativa 2008).
PIB: US$ 860,3 bilhões (2008)
* Faz parte da BENELUX (bloco econômico ) junto com Bélgica e Luxemburgo.


8 - ATRATIVOS - FOTOS

Museu Van Gogh - Amsterdã


Museu Rijks - Amsterdã

 Museu Marítimo Holandês - Amsterdam


Walibi World – Biddinghuizen

 Duinrell – Wassenaar
Euromast – Rotterdam

Madurodam - The Hague


 Vondelpark Amsterdam – Amsterdam

Hortus Botanical Garden – Amsterdam


 Sarphatipark em Keukenhof – Lisse


 Holland Dolfinarium – Harderwijk


 Het Loo - APELDORN

Kasteel Huis Doorn

A Praça do Dam – O Palácio Real


Muiderslot – Muiden
Kasteel Loevestein Poederoyen


Kasteel De Haar – Haarzuilens
 
 
Os moinhos da Holanda.

9 - LOCALIZAÇÃO
 

Holanda está localizada circundada pela Bélgica, France e Germany. 
 
 
 Netherland. Fonte: Google Maps

10 - REFERENCIAS:


Disponível em: http://www.brasileirosnaholanda.com/holanda/cidade/giethoorn.htm, acesso em: 23/05/2011.

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/paises/holanda/pontos_turisticos_holanda.htm, acesso em: 24/05/2011. www.tudelft.nl ; acesso em 26/05/2011

Disponível em: http://www.holland.com/global/activities/attractions/, acesso em: 24/05/2011.

Disponível em: http://www.brasileirosnaholanda.com/holanda/moinhos.htm, acesso em: 25/05/2011.

Disponível em: http://www.mundodastribos.com/lugares-turisticos-na-holanda.html, acesso em 26/05/2011.

Disponível em: http://dehortus.nl/, acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: http://www.sababa.nl/pt/todo-full/2946/, acesso em: 27/05/2011.

Disponível em: http://www.sababa.nl/pt/todo-full/2947/, acesso em: 27/05/2011.

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php, acesso em: 22/05/2011. (tópico 6 do roteiro)

Disponível em: http://www.holland.com; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.e-architect.co.uk/amsterdam/; acesso em 23/05/2011

Disponível em: http://www.travelhouseuk.co.uk; acesso em 23/05/2011

Disponível em: http://alexp.travellerspoint.com; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://amsterdam.infor; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.trivago.co.uk; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.kidsvakantiegids.nl; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.planetware.com; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.holland.com ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.holland.com; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.virtualtourist.com ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: www.keukenhof.nl ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: WWW.goamsterdam.about.com ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.niederlande.de; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.virtualtourist.com ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.kinder-vakanties.nl ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.viajandaunblog.pop.com.br ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://royalehuwelijken.web-log.nl ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://museumwoningen.nai.nl ; acesso em 26/05/2011

Disponível em: http://www.trekearth.com ; acesso em 26/05/2011

Disponível em: http://tripwow.tripadvisor.com ; 26/05/2011

Disponível em: http://www.planetware.com ; acesso em 26/05/2011

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/paises-baixos/paises-baixos-2.php acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: Grande Enciclopédia Delta Larousse, ed.Delta S>A> Rio de Janeiro.,vol 11, pag 5036 acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/latlong/anterior/gps.asp acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/paises-baixos/paises-baixos-2.php acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: http://universitario.educacional.com.br/enciclopedia/ acesso em: 26/05/2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário