sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Dinamarca por João Paulo Berbel Azrak, Karoline Scirê da Costa, Stéfanie Calcini Vitonto e Tiago Henrique Bevilacqua

A DINAMARCA

INTRODUÇÃO

A Dinamarca é um país situado no norte da Europa, formado em grande parte pela península da Jutlândia e por um arquipélago, que inclui duas grandes ilhas. Faz fronteira terrestre apenas com a Alemanha. As principais cidades são Copenhague, Aarhus e Odense. Além do continente europeu, o país também inclui a Groenlândia e arquipélagos do Atlântico Norte.
A capital Copenhague, é divida em quinze distritos administrativos e fiscais. A cidade já foi um grande centro marítimo, que decaiu depois da ascendência de Nyhavn, no serviço marítimo, ao norte da capital. Sua língua oficial é o dinamarquês, a moeda é a Coroa dinamarquesa indexada ao euro.

1 - PRINCIPAIS ASPECTOS DO RELEVO


A Dinamarca é plana com poucas elevações. Seus pontos mais altos são Ejer Baunehoi e Yachting Skovhoj com aproximadamente 173 metros de altura.

2 - CLIMA E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Clima na Dinamarca é determinado pela posição do país na porção norte do continente europeu, próxima de grandes regiões marinhas predominantemente a oeste. Essa posição resulta em verões frios com temperaturas entorno de 16ºC, e invernos não tão frios, com temperaturas entorno de 0ºC. Logo, a Dinamarca se encontra em uma zona climática temperada. Há uma grande presença de ventos, fortes durante o inverno e mais fracos durante o verão. Há precipitações durante o ano sendo as maiores quedas de chuva durante os meses de setembro, outubro e novembro e as menores em fevereiro e abril.
Dentro da região dinamarquesa, há pequenas variações de temperatura de um local para outro. Durante o inverno, as temperaturas mais baixas são encontradas em áreas mais distantes do mar. No verão, as temperaturas mais elevadas encontram-se na região sul da Zelândia e da região do Lolland-Falster. As regiões costeiras sofrem pouca variação da temperatura entre o verão e o inverno devido ao efeito equalizador do mar.
O número de horas de luz solar denota o número de horas em que o sol emite luz diretamente. Esse número declinou de 1,729 para 1,670 horas por ano; Essa queda de quase 5% deve-se parcialmente ao aumento do número de aerosóis (partículas poluentes) no ar junto com mudanças na direção predominante do vento, ambos resultando no aumento das nuvens. A direção predominante do vento sofreu pouca mudança em um período de 30 anos.
O clima dinamarquês mostra variações de acordo com as mudanças no sistema climático global. Vista sob um longo período de tempo, a temperatura na Dinamarca nunca foi constante. Períodos frios substituíram períodos quentes, e as grandes variações no clima são indicadas por períodos glaciais ou interglaciais.

3 - VEGETAÇÃO NATIVA

Contém uma floresta temperada decídua (onde as folhas coloridas aparecem no outono e caem perto do inverno). As florestas ocupam uma área de 10% do país. Pelo fato que a ocupação do homem vem crescendo no país, a vegetação vem diminuindo com o crescimento da população. As espécies mais presentes na vegetação são o carvalho, o abeto e o salgueiro. Há também a presença de pântanos no país.

4 - ALTITUDE MÉDIA


Com 35 metros de altitude média, a Dinamarca é um dos países mais planos da Europa.


5 - PRINCIPAIS ATRATÍVOS TURÍSTICOS

Legoland: O primeiro parque temático da fábrica LEGO construído em 1968, no pais de seu criador Ole Kirk Christiansen. Para a confecção da cidade de LEGO foram utilizados mais de 55 milhões de peças, que formam diferentes tipos de estruturas, figuras e esculturas.

 
Igreja de marmore: A Marmorkirken foi projetada pelo arquiteto Nicolai Eigtved em 1740. A Igreja de Mármore possui o maior domo (parte superior de um edifício), com forma esférica. entre todas as igrejas da Escandinávia com 31 metros. A pedra fundamental foi lançada em 31 de outubro de 1749 pelo Rei Frederico V, porém a construção foi paralisada devido a cortes de orçamento, além disso, a morte de Eigtved em 1754 fez com que os planos originais da igreja fossem descartados, em 1770, por Johann Friedrich Struensee. As obras continuaram paralisadas, e apesar dos esforços para recomeçar a contrução, a estrutura permaneceu em ruínas por quase 150 anos. A igreja atual é de autoria de Ferdinand Meldahl foi financiada pelo industrial Carl Frederik Tietgen. A igreja foi inaugurada em 19 de agosto de 1894. Hoje ela recebe grande visita de turistas em sua torre, o valor para sua entrada é para um adulto de € 25.

 
Castelo Rosenborg: Castelo Rosenborg situa-se em Copenhagem. Foi construído em 1605 e inicialmente as muralhas da cidade. Foi construído em estilo renascentista holandês. Castelo foi construída em torno de um belo jardim francês. Rosenborg foi utilizado como residência real até aproximadamente. 1710, quando Christian IV bisneto Frederik IV abandonada em favor de casas de veraneio e outras mais modernas. Em vez disso, ele deixou o castelo a configuração para as coleções reais. É por isso que muitos interiores são bem preservados.No ano 1838 foi colocado à disposição do público. O interior do castelo visitantes podem explorar o belo apartamento em mármore, bronze ou espelho hall komnatu. Nas masmorras do castelo é uma exposição permanente de produtos de marfim. O jardim francês foi transformada em um parque Inglês. O castelo está localizado adjacente a Royal Guard quartéis e recebe grupos de turistas com visita prévia agendada.


 
Casa de Ópera de Copenhague: A Ópera de Copenhague (em dinamarquês chamado geralmente Operaen) é a casa de ópera nacional da Dinamarca, e está entre as casas de ópera mais modernas do mundo. É também uma das casas de óperas mais caras já construída com os custos de construção bem mais de 500 milhões de dólares. Ele está localizado na ilha de Holmen, no centro de Copenhague. 
 


Cidade Livre de Christiania: A Cidade Livre de Christiania é uma comunidade independente e auto gestionada localizada na cidade de Copenhaga.

A antiga área de bases militares, localizada próximo de Christianshavn, um subúrbio capital dinamarquesa, foi ocupada em 1971 por milhares de hippies, anarquistas, artistas e músicos, como forma de protesto ao governo da Dinamarca.

Os primeiros ocupantes de Christiania tinham como ideal comum a rejeição aos ideais capitalistas que assolaram a Europa no pós-Segunda Guerra Mundial.

Os habitantes de Christiania também queriam um espaço verde e aberto, para que pudessem criar seus filhos longe do crescente tumulto de Copenhaga.

Tentativas judicialmente legais feitas por órgãos estatais para a retirada dos habitantes de Christiania (tidos como "indesejáveis perturbadores da paz e da ordem" pelos outros moradores de Christianshavn e Copenhaga) fracassaram devido ao enorme número de pessoas e à enorme da área ocupada. Seus moradores passaram então a tratar Christiania como uma "Experiência Social“, até que o uso e o destino das terras fosse finalmente decidido. Em contrapartida, os ocupantes consentiram em arcar com as despesas de água e energia elétrica. Os atuais moradores de Christiania referem-se a si próprios como moradores de uma cidade livre, administrativamente independentes das autoridades nacionais completamente autónoma.

Todos os tipos de serviços passaram a oferecidos à população ao longo dos anos: desde a recolha de lixo e limpeza das ruas, até serviços de correio e escola.

Não existe polícia as reuniões são de caráter diversos organizados com o objetivo de se tomar decisões em favor da comunidade.

Carros e as "drogas duras" são proibidos em Christiania. Já o consumo de drogas "leves" é tolerado dentro dos limites da comunidade há cerca de trinta anos pelo governo dinamarquês.

Devido ao encerramento da Pusher Street, o fluxo de visitantes e turistas dentro de Christiania quase cessou, e com isso também a entrada de dinheiro na comunidade, trazendo problemas financeiros à cidade livre, que ainda hoje persistem."



Tivoli Gardens: É um mundialmente famoso parque de diversões. Ele está localizado na cidade capital de Copenhagen, perto de Câmara Municipal da cidade. Sua operação foi lançada em 15. Agosto de 1843, e é o segundo mais antigo parque de diversões do mundo. Tivoli Gardens visitas por visitantes de ano mais de 4 milhões. em uma área de 82 717 m2 e há atrações para crianças e adultos.

 
Gliptoteca Ny Carlsberg (museu de arte): A Gliptoteca Ny Carlsberg (Ny Carlsberg Glyptotek) é um museu de arte localizado na cidade de Copenhaga. Glyptotek foi fundada pelo cervejeiro Carl Jacobsen (1842-1914), que criou uma das maiores coleções privadas de arte e que hoje possui a maior coleção de arte antiga no norte da Europa, recebendo cerca de 350 mil visitantes por ano. A coleção do museu inclui antigüidades egípcias, gregas e romanas. 

Nyhavn (Porto Novo): É o canal portuário que fica bem no coração de Copenhaga, junto ao Kongens Nytorv (Nova Praça do Rei). É uma zona alegre, de casas de cores vivas, onde os antigos bordéis e tabernas deram lugar a restaurantes e cafés com uma vida bastante própria.



 

Praça Nytorv (Praça Nova): Kogens Nytorv (em português: Praça do Rei) é uma praça pública no centro de Copenhagen, sendo um dos locais mais visitados da cidade. A praça, considerada a maior e melhor da cidade, foi construída sob as ordens de Cristiano V como uma conexão para o exterior da cidade fortificada.





Complexo do Palácio de Amalienborg: Amalienborg Palace está localizado em Copenhagen. O complexo do Palácio de Amalienborg é composto por quatro palácios e é a principal residência da família realdinamarquesa. Os edifícios do palácio são colocados ao redor de uma praça octagonal com uma estátua do rei Frederik V (1723-1766 - governou a Dinamarca e a Noruega 1746-1766) no centro, que era o planejador e construtor de Frederiksstad em 1748, na área onde os palácios de Amalienborg se encontram. 
 

Palácio de Christiansborg: O Palácio de Christiansborg é a sede da casa do parlamento dinamarquês. Aqui são votadas as leis de um dos países mais igualitários do mundo. Está localizado no centro da cidade, na ilha de Slotsholmen, "ilha do castelo", também chamada de ilha do poder.



Zoológico de Copenhaguen: É um jardim zoológico situado na cidade de Copenhague e um dos mais antigos da Europa. Foi fundado pelo ornitólogo Niels Kjærbølling em 1859.


Rundetårn: A Rundetaarn (Torre Redonda) Round Tower é o mais antigo observatório em funcionamento, construido em 1962. Hoje os cientistas não utilizam mais o grande telescópio e a torre é utilizada por astrônomos amadores. Na Torre encontra-se a biblioteca municipal. Ela recebe diversos eventos públicos como exposições, feira de livro e shows. 


Jardim Botânico: O jardim abriga a maior coleção de plantas vivas e banco genético e plantas selvagens. A principal tarefa do jardim é manter uma coleção rica e vibrante de plantas para uso em pesquisa, ensino e divulgação. Jardim Botânico é composto também por dois museus. Museu Botânico, que abriga as maiores coleções de plantas conservadas e fungos (herbário e de outros tipos de coleção) e
e Museu Botânico com Biblioteca Central, que abriga a maior coleção de literatura botânica e botânicos registros históricos


Cidade Antiga: Den Gamle By, ou a Cidade Velha como é em português. É um museu ao ar livre que se encontra em Aarhus com quase 100 anos, mais de 4 milhões de pessoas o visita por ano e é o museu mais importante da Dinamarca. Nele contém casas com estruturas de madeira, com edifícios que datam do século XVI e XIX que foram movidos até lá de várias partes do país.Conhecer ao redor é fazer uma retrospectiva da Dinamarca


Catedral de São Knud: É a catedral mais importante do país e emblemática de Odense.Foi construída no século XI e no século XIV teve uma grande restauração.São Knud tem sua referência gótica,contém importantes obras de arte e ornamentos da Idade Média. No século XI o rei Knud foi assassinado e seus restos mortais foram enterrados na catedral



Igreja Budolfi: Uma catedral do século 15, conhecida como a igreja de nossa senhora.


6 - ÁREA DO PAÍS, POPULAÇÃO E DENSIDADE DEMOGRÁFICA

Sua área consiste em 43.094 km2 por todo o território dinamarquês e faz fronteiras com o Mar Báltico, Mar do Norte e Alemanha.

Em julho de 2008 quando foi feita a última pesquisa sobre o total da população que foi por volta de 5,368,354 de pessoas com suas etnias escandinavo, Inuit, alemão, faroense, turco, iraniano, somaliano. Sua taxa de natalidade é de 10,71 nascimentos por 1.000 habitantes e mortalidade 10,25 mortes por 1.000 habitantes. O país possui uma densidade populacional de 120 habitantes por km².

7 - PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS


Desde a II Guerra Mundial, a composição das exportações passou por uma radical mudança. A exportação de produtos industriais se tornou maior que a exportação de produtos agrícolas, a qual vem desempenhando um papel cada vez mais proeminente no portfólio das exportações dinamarquesas.
A exportação agrícola predominava até tempos atrás. Todavia, no final dos anos 90, a exportação industrial já correspondia quase a 80% do valor total das exportações, enquanto as exportações agrícolas giravam em torno de 11%. Mais de 26% das exportações industriais correspondiam a máquinas e instrumentos, enquanto os produtos químicos e manufaturados agrícolas industriais correspondiam a 12% e 4%, respectivamente. Após considerável crescimento observado no período compreendido entre meados de 1970 e fins de 1980, a exportação de serviços estagnou-se em 1990 e em 1999 correspondia a aproximadamente 22% do total das exportações.
As importações industriais de matérias-primas e semi-manufaturados, incluindo energia, e de máquinas e outros equipamentos de capital ativo, correspondiam a 70% do total das importações. Nos anos 80, a produção de petróleo na Dinamarca cresceu consideravelmente, o que causou uma queda acentuada das importações de energia. O restante das importações corresponde a menos de 30%, abrangendo os produtos aos consumidores, incluindo carros. A Dinamarca também importa uma considerável quantidade de serviços estrangeiros. 

8 - FATOS PITORESCOS (Curiosidades);

·Costume das festas natalinas é levado a sério. Prova disso, são as velas acesas e bolo por todos os lados, dando a idéia de que ninguém por ali quer que o Natal vá embora. Inclusive, visitante nenhum se despede da casa sem, ao menos, ter comido algo. Na noite da ceia, o quitute da vez é o pudim de arroz, com uma única amêndoa dentro e, reza a lenda, que o sortudo que a encontrar, ganha uma prenda. Árvore de Natal também tem por lá, decorada com muitas estrelas e artigos brilhantes.

· O casamento gay é legalizado na Dinamarca.

· O ilustre escritor infantil, Hans Christian Andersen, criador de várias fábulas como Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo, João e Maria, entre outras é Dinamarquês.

· A comida favorita é a batata, inclusive sua bebida mais tradicional é feita de cevada de batata.

· No ano novo existe um discurso do Ano Novo do Monarca as 18 h passado em televisão em toda rede nacional e já se tornou virtualmente uma referencia nacional.

· Os Dinamarqueses bebem água da pia, não há risco de saúde por contaminação.

· Bicicletas são um meio de transporte bastante popular na Dinamarca.

9 - MAPA DE LOCALIZAÇÃO DA DINAMARCA NO MUNDO



10 - REFERÊNCIAS


http://www.ambbrasilia.um.dk/br/menu/TravelAndTourism/MapasPrticosDaDinamarca/ acesso em 19.05.11

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u333.jhtm acesso em 19.05.11


http://www.easyexpat.com/pt/copenhaga/visao-geral/geografia acesso em 19.05.11

http://www.legoland.co.uk/ acesso em 20.05.11

http://www.marmorkirken.dk/ acesso em 20.05.11

http://marmorkirken.dk/index.php?page=gallerihttp://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_M%C3%A1rmore acesso em 20.05.11

http://dkks.dk/billetpriser/ acesso em 20.05.11

http://dkks.dk/kongedragter-dk/ acesso em 20.05.11

http://www.zevariedades.com/curiosidades/a-cidade-livre-de-christiania-na-dinamarca/ acesso em 20.05.11

http://www.maisturismo.net/tag/dinamarca/ acesso em 20.05.11

http://www.tivoli.dk/erez/erez?cmd=expand&vtl=frames/i18n/start.html&logout=1&language=en&useflash=1 acesso em 22.05.11

http://www.glyptoteket.dk/ acesso em 22.05.11

http://www.glyptoteket.dk/0e78fc64-721e-4697-a535-317eabe9dd90.W5Doc?frames=yes acesso em 22.05.11

http://www.nyvold.dk/images/Denmark/Denmark.htm acesso em 22.05.11

http://www.copenhagenet.dk/CPH-Map/CPH-Amalienborg.asp acesso em 23.05.11

http://www.copenhagenet.dk/CPH-Map/CPH-Amalienborg.asp acesso em 23.05.11

http://www.um.dk/Publikationer/UM/English/FactsheetDenmark/Politics/html/chapter01.htm acesso em 23.05.11

http://www.girafamania.com.br/introducao/zoos_dinamarca.htm acesso em 23.05.11

http://www.rundetaarn.dk/ acesso em 24.05.11

http://botanik.snm.ku.dk/ acesso em 24.05.11

http://wirtualnakopenhaga.pl/ acesso em 24.05.11

http://www.visitdenmark.com/brasil/pt-br/menu/turistas/inspiracao/copenhagen/copenhague.htm acesso em 24.05.11


http://denmark.costasur.com/en/catedral-de-san-knud.html acesso em 24.05.11


http://www.dengamleby.dk/oplev-den-gamle-by/ acesso em 26.05.11

http://dinamarca.costasur.com/pt/catedral-de-san-knud.html acesso em 26.05.11

http://www.travelavenue.com.br/informacoes/39250-aalborg.html
acesso em 26.05.11

http://www.denmark.net/photo/st-botolph-budolfi-kirke-aalborg-479954.html acesso em 26.05.11


http://images.visitdenmark.com/ 26.05.11

http://www.visitdenmark.com/brasil/pt-br/menu/turistas/mapa-da-dinamarca/mapa-da-dinamarca/mapa-da-dinamarca.htm acesso em 28.05.11


http://www.infoescola.com/economia/economia-da-dinamarca/ acesso em 29.05.11

http://pessoas.hsw.uol.com.br/informacoes-dinamarca.htm acesso em 29.05.11


http://www.infoescola.com/demografia/populacao-da-dinamarca/ acesso em 29.05.11

http://maisquecuriosidade.blogspot.com/2010/11/curiosidades-e-informacoes-sobre.html acesso em 29.05.11

http://www.cvc.com.br/site/_destinos/conteudo_curiosidades.jsf?codigoIdioma=1&codigoDestinoTuristico=119 acesso em 29.05.11

http://www.ambbrasilia.um.dk/br/menu/InfoDenmark/introducao/ acesso em 30.05.11

Novas informações

Olá Galera!
Observem abaixo do meu perfil, do lado direito, há um link para as notícias mais recentes do Ministério do Turismo, um para a gastronomia dos feeds da Band e, evidentemente um para outra das minhas paixões, a música!
Valeu.

A Holanda por Laís Roque Chaves, Leandra Starling, Mariana Pereira e Susana Galli

REINO DOS PAÍSES BAIXOS

 
NETHERLAND – HOLANDA


1 - PRINCIPAIS ASPECTOS DO RELEVO
Fazendo jus ao nome além da extremidade sudeste: montanha Vaalserberg de 321m e das colinas moráinicas da Veluwe de 107m no Torenberg, se desenvolve uma planície baixa (menos de 50m), muitas vezes perfeitamente chata, aliás estendendo-se, em grande parte, numa área incessantemente disputada pela água. O relevo do conjunto resulta de fatores climáticos (glaciações) e eustáticos (transgressão flandriana, depois transgressão dunquerquiana).

As regiões naturais são pouco diferenciadas. O Norte (Frísia, Groningen, Drenthe, parte neerlandesa do arquipélago frisão) individualiza-se pela amplidão dos vestígios de glaciação (pântanos, depósitos moráinicos).

O Sul, na saída dos planaltos calcários de Limburgo, é caracterizado pela frequência de terraços pedregosos que dominam os fundos do vale argiloso. O Oeste, nas bordas do mar do Norte, é formado pelo arquipélago zelandês, braços e difluentes do Mosa e do Reno, pôlderes (terras conquistadas ao mar). As terras encharcadas são ás vezes, protegidas contra o mar por dunas arenosas.

As comportas, diques, canais e moinhos de vento fazem parte de um sistema de drenagem sistemático da época medieval, sem este processo a metade do pais se inundaria.

2 - CLIMA E SUAS CARACTERÍSTICAS
A importância da fachada marítima e a pequena superfície do país explicam a extensão geral do clima marítimo temperado. A temperatura media anual é da ordem de 10°C, com mínima média no inverno de 1,7°C e máxima média no verão de 17,2°C. As precipitações, relativamente abundantes 700 a 800 mm, são quase igualmente distribuídas sobre o conjunto do pais e caem em todas as estações ( com um ligeiro mínimo no verão). Entretanto, a latitude elevada acarreta certo rigor no inverno e gelos frequentes, sobre todo no norte.

3 - VEGETAÇÃO NATIVA

A paisagem natural foi alterada e suas áreas são muito limitadas, mas os bosques de carvalho, faia, freixo e pinheiros são protegidos.

4 - ALTITUDE MÉDIA

A altitude media na Holanda é negativa.

5 - ATRATIVOS TURISTICOS
São muitos os atrativos em Holanda, no seu territorio encontramos pontos turisticos e culturais interessantes. Museus, parques, jardins, monumentos históricos, prédios antigos. Como é tradição no país, a melhor maneira de se visitar os parques é através de bicicleta, um meio de transporte popular no local.

Mas com certeza, a maior atração do país são os Moinhos, que eram usados para retirar a água da chuva que alagava a terra, ao contrário de outros países que eram usados para moer grãos. Funcionava como uma bomba, levando o excesso de agua para o rio principal. O primeiro moinho foi construído por Cornelis, feito de madeira como as casas existentes no local. Em 1953 foram desativados e hoje se tornaram a atração para turistas.

Kinderdijk: O maior conjunto de moinhos existente em Holanda, sendo 19 moinhos construídos na década XVIII. Em 1997 foi tombado Patrimônio Histórico – Cultural da Humanidade. Essa tradição de utilizar-se de moinhos ainda existe em alguns vilarejos próximo de Amsterdã, como uma pequena aldeia que mantêm a manufatura de alguns produtos tipicos da região com os moinhos, conhecida por Zaanse Schans, que fabrica mostarda, os famosos sapatos de madeira holandeses. Algumas famílias vivem hoje em dia dentro dos moinhos e têm no quintal a criação de animais e plantações, e é durante o verão que todos os moinhos abrem suas portas para os turistas.

Voledam: Uma das atrações favoritas de turistas. É um pequeno vilarejo de pescadores, o local retém suas características, seus habitantes vestem roupas tradicionais e as casas são de madeira e pintadas de verde e branca. Famoso pela paisagem, pelos restaurantes e as lojas de queijos e seus sapatos de madeiras trabalhados.

Keukenhof: Com cerca de 700.000 visitantes anualmente. Esse jardim possui maravilhosas Tulipas, algumas enormes e raras, em uma extensão de 28 hectares. A primeira exposição de Keukenhof foi no ano de 1949, e a iniciativa partiu de um grupo de cultivadores.

Interessante saber que a área ja pertenceu a um barão, Van Lynden e de 1401 a 1436, era reserva de caça da baronesa Jacoba Von Wittelsbach. A baronesa costumava colher ervas aromáticas para usar na cozinha do castelo, daí surge o nome do parque que significa, Jardim da Cozinha.

Atualmente a maior área do parque com 425 hectares é uma reserva natural, que no século XV tinha uma paisagem dominada por dunas, mas foi desaparecendo com a interferência humana, com construções de novas cidades.

Hortus Botanicus Amsterdam: Com 1,2 hectares, em Amsterdã nos paises baixos, com 4.000 espécies de plantas em sua estufa. Fundada em 1638 pelo conselho da cidade para servir como jardim de ervas medicinais. Inicialmente foi trazida para o Hortus Botanicus sementes e plantas pelos comerciantes da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais, as quais serviriam também para o comércio. O jardim está sempre em manutenção e as estufas de borboletas e cactos são impressionantes.

Casa de Anne Frank: é um museu em Amsterdã fundado em 3 de maio de 1960 edifício onde Anne sua família e outros judeus se esconderam, nos anos da ocupação nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi estabelecido o Instituto Anne Frank com o propósito de salvá-lo da demolição e abrir ao publico. O propósito do instituto seria fortalecer o contato e comunicação entre jovens de diferentes culturas, religião e a oposição a intolerância e a discriminação racial. Após Anne Frank ter seu diário traduzido em outras línguas, ele se tornou muito conhecida e seu esconderijo passou a ser visitado.

Jardim Zoológico de Roterdão: É um dos mais antigos jardins na Europa, inaugurado em 1857 no coração de Roterdão. Encontramos muitas atrações, incluindo os jardins botânicos.

Este zoológico tem seu próprio programa de investigação, que auxilia na criação de animais raros e ameaçadas de extinção. Em 2001, abriu uma nova exposição-Oceanium.

Madurodam: uma cidade miniatura localizada em Haia, perto do balneário de Scheveningen. A cidade foi reduzida a uma escala de 1:25, construída em 1952 nela podemos ver todos os detalhes das casas ao longo dos canais de Amsterdã, o mercado de queijos em Alkamaar o Palácio Real na praça de Dam e uma parte das obras hidráulicas. Essa miniatura foi fundada como uma lembrança da Segunda Guerra Mundial. Está localizado em uma área de 18.000 metros quadrados e é iluminado por 50 mil luzes.

Palácio Real: Situado na Praça do Dam, um dos monumentos de Amsterdam. Exemplo clássico da arquitetura holandesa, o palácio foi projetado pelo arquiteto Jacob Van Campen e construído entre 1648 e 1655. O palácio foi construído sobre 13.659 pilares para criar, assim, uma base sólida sobre o solo pantanoso.

Tomou o lugar da antiga prefeitura que após o incêndio destruiu tudo, e se transformou em palácio quando Louis Bonaparte se tornou rei da Holanda em 1808. O Palácio chama a atenção dos visitantes pela sua fachada simples e por suas esculturas e estátuas, como Netuno, ninfas e todas representando o mar, característica de Amsterdã cercado por água.

Caves Valkenburg: Popularmente conhecida como a cidade do verde. O local era utilizado para extração de pedras desde o tempo dos romanos, e suas escavações resultaram em cavernas com mais de 250 km de extensão. São elas quem abrigam as inúmeras atrações como a Feira de Natal e são acessíveis a cadeirantes. O local foi utilizado também, como abrigo antiaéreo durante a Segunda Guerra Mundial.

Giethoorn: Conhecida como a Veneza do Norte, tornou-se famosa após ser gravada a comédia ( Fanfare ), em 1958 pelo cineasta holandês Bert Haanstra. Em seguida se tornou ponto turístico.

Na parte velha da cidade não existe ruas mas sim vias para bicicletas, e todo o transporte é sobre a água , pois o local é banhado por pequenos canais. Situada no meio da reserva natural de Wieden e nos arredores do Parque Nacional Werribben, é conhecido por abrigar a maior área de formação de musgo do nordeste europeu.

6 - ÁREA DO PAIS, POPULAÇÃO E DENSIDADE
Holanda tem como nome oficial Reino dos Países Baixos, está localizada na Europa, sua capital é Amsterdã, e tem uma extensão territorial de 403844 km2. Com uma população total de 16.653.346, de acordo com o IBGE ano de 2010, dividi sua população com Aproximadamente 82,86% sendo área urbana e 17,14% área rural. A densidade demográfica é de 401 habitantes / km2.

7 - ECONOMIA
Amsterdã é a capital financeira e empresarial dos Países Baixos. A Bolsa de Amsterdã (AEX), parte da Euronext, é a mais antiga bolsa de valores do mundo e é uma das maiores da Europa. Ela está situada perto da praça Dam, no centro da cidade. Como membro fundador do euro, os Países Baixos substituíram (para fins contábeis) a sua antiga moeda, o "Gulden" (florim), em 1 de janeiro de 1999, junto com os quinze outros países que adotaram o euro.

A localização dos Países Baixos facilita o acesso aos grandes mercados do Reino Unido e da Alemanha, sendo o porto de Roterdã o maior porto da Europa. Outras partes importantes da economia são: comércio internacional (o colonialismo neerlandês começou com uma cooperativa empresas privadas, como a Companhia Holandesa das Índias Orientais), bancos e transportes. Amsterdã é o quinto destino turístico mais movimentado da Europa, com mais de 4 200 000 de visitantes internacionais.

O país continua a ser uma das nações europeias líderes em atração de investimento direto estrangeiro e é um dos cinco maiores investidores nos Estados Unidos.

O Holanda é o lar de muitas marcas mundialmente conhecidas, incluindo a Unilever, a Heineken, a holandesa Royal Shell, Philips e DSM. É também o lar de um dos maiores campos de gás natural no mundo. Slochteren, o campo de gás no norte do país resultou em total receitas a € 159 bilhões desde meados dos anos 1970. NV Nederlandse Gasunie se orgulha de ser o maior público-mundo privadas a nível mundial. Veja abaixo os principais setores da economia holandesa:

Produtos Agrícolas: beterraba, batata, cereais, legumes, frutas
Pecuária: bovinos, suínos, aves
Mineração: gás natural e petróleo.
Indústria: alimentos, química, petroquímica, máquinas.
Renda per capita: US$ 53.750 (estimativa 2008).
PIB: US$ 860,3 bilhões (2008)
* Faz parte da BENELUX (bloco econômico ) junto com Bélgica e Luxemburgo.


8 - ATRATIVOS - FOTOS

Museu Van Gogh - Amsterdã


Museu Rijks - Amsterdã

 Museu Marítimo Holandês - Amsterdam


Walibi World – Biddinghuizen

 Duinrell – Wassenaar
Euromast – Rotterdam

Madurodam - The Hague


 Vondelpark Amsterdam – Amsterdam

Hortus Botanical Garden – Amsterdam


 Sarphatipark em Keukenhof – Lisse


 Holland Dolfinarium – Harderwijk


 Het Loo - APELDORN

Kasteel Huis Doorn

A Praça do Dam – O Palácio Real


Muiderslot – Muiden
Kasteel Loevestein Poederoyen


Kasteel De Haar – Haarzuilens
 
 
Os moinhos da Holanda.

9 - LOCALIZAÇÃO
 

Holanda está localizada circundada pela Bélgica, France e Germany. 
 
 
 Netherland. Fonte: Google Maps

10 - REFERENCIAS:


Disponível em: http://www.brasileirosnaholanda.com/holanda/cidade/giethoorn.htm, acesso em: 23/05/2011.

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/paises/holanda/pontos_turisticos_holanda.htm, acesso em: 24/05/2011. www.tudelft.nl ; acesso em 26/05/2011

Disponível em: http://www.holland.com/global/activities/attractions/, acesso em: 24/05/2011.

Disponível em: http://www.brasileirosnaholanda.com/holanda/moinhos.htm, acesso em: 25/05/2011.

Disponível em: http://www.mundodastribos.com/lugares-turisticos-na-holanda.html, acesso em 26/05/2011.

Disponível em: http://dehortus.nl/, acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: http://www.sababa.nl/pt/todo-full/2946/, acesso em: 27/05/2011.

Disponível em: http://www.sababa.nl/pt/todo-full/2947/, acesso em: 27/05/2011.

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php, acesso em: 22/05/2011. (tópico 6 do roteiro)

Disponível em: http://www.holland.com; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.e-architect.co.uk/amsterdam/; acesso em 23/05/2011

Disponível em: http://www.travelhouseuk.co.uk; acesso em 23/05/2011

Disponível em: http://alexp.travellerspoint.com; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://amsterdam.infor; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.trivago.co.uk; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.kidsvakantiegids.nl; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.planetware.com; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.holland.com ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.holland.com; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.virtualtourist.com ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: www.keukenhof.nl ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: WWW.goamsterdam.about.com ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.niederlande.de; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.virtualtourist.com ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.kinder-vakanties.nl ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://www.viajandaunblog.pop.com.br ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://royalehuwelijken.web-log.nl ; acesso em 25/05/2011

Disponível em: http://museumwoningen.nai.nl ; acesso em 26/05/2011

Disponível em: http://www.trekearth.com ; acesso em 26/05/2011

Disponível em: http://tripwow.tripadvisor.com ; 26/05/2011

Disponível em: http://www.planetware.com ; acesso em 26/05/2011

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/paises-baixos/paises-baixos-2.php acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: Grande Enciclopédia Delta Larousse, ed.Delta S>A> Rio de Janeiro.,vol 11, pag 5036 acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/latlong/anterior/gps.asp acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/paises-baixos/paises-baixos-2.php acesso em: 26/05/2011.

Disponível em: http://universitario.educacional.com.br/enciclopedia/ acesso em: 26/05/2011.