segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Tailândia por David Brunini Gabriela Carvalho Gustavo Scarparo Baffi Isadora Lacativa D. Cunha Jorge Willian



 Bandeira da Tailândia


 Mapa de localização da Tailândia no sudeste asiático

1.Principais Aspectos de Relevo

A Tailândia está localizada no centro do Sudeste Asiático, o país fica exatamente no coração da região. Observando um mapa da Tailândia pode-se perceber que o país tem o formato da cabeça de um elefante, a cabeça e as orelhas são formadas principalmente pelas cidades litorâneas do norte e do leste, e o tronco se estende até a Malásia.
A geografia tailandesa apresenta muitos recursos naturais que fazem limite com outros países, como: as montanhas que fazem fronteira com Myanmar, no norte e oeste, o longo trecho do Rio Mekong, um dos maiores rios do mundo, que separa a Tailândia de Laos e a leste as Montanhas Dongrak que fazem fronteira com o Camboja.
No norte do país o relevo é bastante montanhoso e na região noroeste há também uma área elevada denominada Khorat Plateau que é contornada pelo Rio Mekong, que drena uma grande área do continente asiático porém por ter muitas cachoeiras e variações de fluxo esse rio não é navegável. Outro rio de grande importância é o Chao Phraya, que corta o país de norte a sul, passando pela capital, Bangkok. Já na região sul do país o relevo é mais baixo, com poucas elevações. O interior da Tailândia é dominado por planícies pelas quais passa o Rio Chao Phraya irrigando um grande número de arrozais.
Estendendo-se até a península da Malásia o “tronco do elefante” separa o Mar de Andaman do Golfo da Tailândia, proporcionando ao país praias e ilhas ao longo da costa. As enseadas do estreito Isthmus of Kra foram importantes portos antigamente. E as ilhas Phuket and Koh Samui são hoje importantes destinos turísticos com atrações históricas, parques nacionais, florestas, vida selvagem, cachoeiras e praias.

2. Clima e suas principais características

O clima na Tailândia é definido pelas monções tropicais, por causa da sua localização o clima é geralmente quente e úmido na maior parte do país e durante grande parte do ano, o clima realmente frio só ocorre nas montanhas do Norte. São três estações: temperada, quente e chuvosa.
A melhor época para viajar é entre os meses de Novembro e Fevereiro, que a estação é temperada e o clima é fresco e seco. Nesse período a temperatura média é de 20ºC, com um índice de umidade de 55%. Já na estação quente, de Março a Maio, a temperatura média é 30ºC podendo chegar a 40ºC em alguns locais. Nessa época o índice de umidade aumenta. Entre Junho e Outubro está a estação chuvosa, as monções do sudoeste fazem com que sua incidência seja diferente em cada região. No Norte as chuvas podem ser escassas, já no Sul chegam a ser violentas, em torno de 2.540 milímetros por ano, o que é muito comparado ao nivél das regiãos norte, oeste e central, 1.400 milímetros por ano. As temperaturas ficam entre 24º e 34ºC, porém pode-se parecer muito mais calor já que a umidade está a 80%.

Máximas e Mínimas



Quente (Março a Maio)
Chuvosa (Junho a Outubro)
Temperada (Novembro a Fevereiro)
Central
30/20ºC
32/28ºC
30/20ºC
Norte
44/46ºC
28/20ºC
28/24ºC
Sul
32/28ºC
30/20ºC
44/46ºC
Leste
28/20ºC
44/46ºC
32/28ºC
Oeste
28/24ºC
30/20ºC
28/20ºC
Nordeste
30/20ºC
44/46ºC
32/28ºC
 
3. Vegetação Nativa

A Tailândia é um país com abundantes recursos naturais, incluindo uma grande variedade de flora e fauna, e distintas zonas ecológicas.
Em 1989 o governo tailandês começou a construir parques naturais para proteger os elefantes e animais que se encontravam em perigo de extinção, há mais de 100 parques nacionais no país, com mais de 20 parques marinhos. No entanto, caçadores ainda continuam a matar tigres, leopardos e ursos negros asiáticos, todos ameaçados de extinção. Há cem anos, as florestas serviam de lar para milhares de elefantes que, devido a devastação e a caça, hoje a população de elefantes é de aproximadamente 5.000.
A vegetação é caracterizada principalmente por florestas tropicais. No sudeste do país foram plantadas Seringueiras importadas da região Amazônica do Brasil. Além disso a vegetação inclui alguns pântanos, manguezais, florestas úmidas tropicais, e imensos recifes de corais no litoral, que tornam a Tailândia um verdadeiro paraíso para mergulhadores. Os mais fantásticos recifes de corais estão no Mar de Andaman, com raras espécies de peixes e outros animais marinhos.
O país também tem uma enorme variedade de espécies vegetais, aproximadamente uma em cada 120 espécies documentadas é nova para a ciência, levando a uma descoberta de 1833 novas espécies até agora.
A vegetação densa esconde algumas maravilhas como a lagoa Morakot ou Esmeralda, na qual as águas quentes (38ºC) são muito usadas para hidroterapia. Além disso, florestas e penhascos tornam o país muito atrativo para o turismo de aventura.


4. Altitude Média

Ao longo da fronteira oeste da Tailândia em Mianmar, as montanhas arborizadas da Tailândia, o ponto mais alto que se estendem ao norte, chegando a 2.565 metros (8.415 pés) no parque nacional Doi Inthanon. Montanhas do norte da Tailândia estão repletas de vida selvagem, cavernas, calcárias e possuem melhores invernos da Tailândia.


5. Principais atrativos e caracterização dos mesmos quando relacionados ao meio físico.

A Tailândia é muito famosa por suas praias, que atraem milhares de turistas todos os anos. Suas ilhas estão entre as mais belas do mundo.
Phuket é a maior, mais populosa e mais visitada ilha tailandesa, possui uma infra-estrutura para receber pessoas que querem aproveitar a natureza e respeitá-la. Entre as atrações da ilha estão os shows dos moradores locais com cobras, o Wat Chalong, um templo maravilhoso que recebe visitantes o ano todo, além dos parques nacionais de Khao Praew Thaew e Sirinath, os passeios de elefante pela parte interna da ilha, em mata densa, o mirante do cabo de Phromthep e muitos outros a serem desbravados. É uma ilha onde coexistem a modernidade e o selvagem.


 Hat Pansea, praia da ilha de Phuket




   
Phuket é a ilha mais desenvolvida da Tailândia. Localizada na costa de Andaman, contém  vários tipos de praias, como a agitada praia de Patong, com a sua excitante vida noturna, e as  familiares praias de Karon e Kata. Por toda a ilha estão espalhados luxuosos resorts de cinco estrelas e inúmeros spas tailandeses. Além de um interior, tropical, que apresenta uma variedade de fauna exótica. Oferece muitas atividades como trekking com elefantes, bungee jumping e todos os esportes aquáticos imagináveis, e agora também o Parque Aquático Phantasea, para nomear apenas algumas.
Phuket é facilmente acessível através do seu aeroporto internacional que liga nacional com Bangkok, Koh Samui, e Chiang Mai.


 Laem Phromthep, praia da ilha de Phuket



Praia de Patong, Phuket


 
Rochas Hin Ta e Hin Ya



Cachoeira de Namuang

 

Koh Phi Phi


Parque Marinho de Phang – nga


Ilha na qual foi gravada um dos filmes da série “James Bond” em Phang - nga

  
Estátua de Buda




 Campo de Arroz em Chiang Mai 


Província de Pak Nam - Bangkok


Fortaleza Phra Sumeru - Bangkok

Vista aérea de Bangkok



Wat Arum (Templo de Aurora) – Bangkok

Parque das aves aquáticas de Tha-le Noi
 
Parque Nacional Huai Nam Dang - Mae Hong Son

 
 
Parque Histórico Phanom Rung - Buri Ram
Parque Histórico Ayutthaya

Ko Samui é uma ilha de beleza única, com suas águas de cor turqueza. As belezas culturais e naturais se espalham por toda a região, o grande Buda de 15 metros fica no norte da ilha, construído em 1972 pela população local para que as pessoas pudessem ter um espaço de devoção e meditação. As famosas rochas Hin Ta e Hin Ya ficam no sudeste, próximas a cachoeira Namuang e do jardim mágico de Buda. Outra grande cachoeira está no noroeste da ilha, a Hin Lad, próxima à cidade de Nathon, já no extremo sul, encontra-se o borboletário Tian. Ko Samui possui também um Centro de Macacos, e um Parque Nacional Marinho, com quarenta pequenas ilhas.
Samui está situada no mar de Esmeralda do Golfo da Tailândia. Até 1970, a ilha era apenas uma enorme plantação de nozes de coco. Atualmente, o turismo é o maior recurso local.
O Aeroporto Internacional de Samui liga internamente a Bangkok, Krabi, Phuket e Chiang Mai.
 
Koh Phi Phi até 15 anos atrás, era apenas uma calma ilha de pescadores. Descoberta a pouco tempo, a ilha se transformou, mas sem perder o seu incrível charme. Praias de areia branca, mar absolutamente transparente, coqueiros e palmeiras é a paisagem predominante. Koh Phi Phi é o destino favorito de mergulhadores, que nas águas claras da praia podem ver as mais belas espécies de peixes.
 
Ko Si Chang é uma ilha é praticamente deserta e, tornou-se um grande atrativo natural a ser explorado. Entre os locais interessantes que merecem uma visita, encontram-se um centro de meditação, praias boas para mergulho, um palácio em ruínas, cavernas e um templo chinês com vistas para o mar. A maioria da população é composta por pescadores, marinheiros ou empregados na aquicultura.

O Parque Nacional de Ao Phang-Nga fica próximo a ilha de Phuket, e cobre uma área de 400.000 Km² e 40 ilhas, com formações rochosas estranhas, cavernas submersas e vilas de pescadores. A região guarda, além da riqueza natural conservada, evidências de presença humana em pinturas rupestres, ferramentas e outros artefatos encontrados por arqueólogos. Milhões de anos atrás a região toda compunha uma das maiores barreiras de corais que se estendia por milhares de quilômetros. Entre as ilhas, estão a de Ko Kan, a Ko Panyi, a Ko Phanak e Ko Hong, onde os sitemas de cavernas parecem formar um grande auditório para quem visita. Passeios de caiaque ou canoa são recomendados para sentir mais de perto essa natureza. As excursões podem ser agendadas da cidade de Phang-Nga.




O Parque Nacional de Thaleh Ban fica localizado ao sul do país, na província de Satun, que faz fronteira com a Malásia, abriga uma das mais bem preservadas florestas fluviais de meranti branca do sudeste asiático. Seu terreno de colinas dá origem à muitas cavernas, cachoeiras, lagos e uma variada fauna. Dentro do parque, é possível acampar ou ficar em uma das casas situadas à beira de um grande lago.

6. Área do país, população total do país e densidade demográfica

Segundo o IBGE 2010, a extensão territorial ou área da Tailândia é de 513.115 km2.
Sua população total é de 68.139.238 pessoas, sendo 33.500.563 homens e 34.638.675 mulheres. A densidade demográfica tailandesa é de 133 hab/km2.

7. Principais atividades econômicas

A economia na Tailândia é basicamente dependente de exportações. As exportações  representam cerca de 60% do PIB do país. O país está na posição de segunda maior economia no Sudeste da Ásia, depois da Indonésia.
A moeda tailandesa é o Bath, representado pelo símbolo ฿, trinta Baths valem aproximadamente um dólar, e dezoito Baths aproximadamente um real.
Bangkok é a região mais industrializada do país e, a região nordeste a mais pobre.
Com a crise asiática em 1997 que repercutiu por toda a região e prejudicou inclusive a Tailândia, o Bath foi desvalorizado.
Desde então a Tailândia vem tentando estabilizar-se economicamente e obteve excelentes resultados, tendo crescimento anual notável nos anos de 1999 até 2005. Atualmente o país é um dos maiores exportadores mundiais de arroz.
Entre os produtos exportados pela Tailândia estão peixe, arroz, açúcar, tapioca, tecido, borracha, jóias, computadores e outros equipamentos eletrônicos. Com a sétima taxa mais baixa de desemprego no mundo, apenas 10% de sua população vive abaixo da linha pobreza. É uma nação relativamente desenvolvida economicamente. Porém mesmo sendo um dos maiores destinos turísticos do mundo, a economia tailandesa recebe apenas 7% do PIB das receitas do turismo internacional.
A planície central da Tailândia é muito povoada, nessa região grande a extensão de terra com sofisticados canais de irrigação é cultivada o arroz. Esta área é o centro agrícola, comercial e industrial do país. Já no Noroeste, onde fica o planalto Khorat, o solo é pobre e seco devido a escassez das chuvas. No Sul montanhoso é onde se concentra a plantação de borracha. O Triângulo Dourado, é uma região isolada e fica nas fronteiras da Tailândia com Myanmar e Laos, lá vivem milhares de agricultores que se dedicam a cultura da papoila do ópio, fato que faz com que o país continue a ser uma das principais fontes de heroína. Das florestas é extraído o bambu e a palma. O mineral mais importante para a economia tailandesa é o estanho. O país possui também reservas de gás natural. Os diamantes e as jóias têm também grande peso econômico, sendo 4% das exportações.
A agricultura continua sendo muito importante para a economia do país, com mais da metade da porcentagem total da mão de obra sendo dedicada a esse setor. O turismo é um setor que contribui bastante para o PIB anual do país. Em 2002, por exemplo, houve um aumento de 7% na quantidade de turistas em comparação ao ano anterior.
Os Estados Unidos é o principal parceiro econômico da Tailândia, seguido pelo Japão e outros países europeus. A estabilização e melhora da economia depende do aumento das exportações do país para esses países parceiros.
A Tailândia hoje faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.


Dados Econômicos, segundo o IBGE

Total do PIB – 2009: 263.889 milhões de U$

PIB per capita – 2009:  3.894 U$

População de 15 anos ou mais de idade economicamente ativa – 2009: 72,53%

Mulheres de 15 anos ou mais de idade economicamente ativas – 2009: 65,43%

Gastos públicos com educação – 2008: 3,75% do PIB

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento – 2000 a 2005: 0,3% do PIB

Gastos públicos com saúde – 2004: 2,3% do PIB

Entrada de turistas – 2005: 11.567.000 turistas

Total da importação – 2005: 118.158,00 milhões de U$

Total de exportação – 2005: 110.178,00 milhões de U$
 
8. Fotos dos principais atrativos e demais fatos pitorescos

 De acordo com o site da IBGE com dados de 2010 o índice de desenvolvimento humano (IDH) é de 0,654. E a esperança de vida ao nascer é de 69,3 anos.

Algumas curiosidades:

- É um dos poucos países da Ásia que escaparam à colonização européia, e que também não sofreu com violentas guerras, crescendo continuamente.
- Thai que é a sua língua oficial, significa livre em tailandês.
- É falta de educação tocar a cabeça de alguém. Assim como não se deve colocar o pé num nível mais alto que a cabeça de outra pessoa, principalmente se essa pessoa for de um nível social mais alto.
- Apesar de os turistas ocidentais serem recepcionados com apertos de mãos. A cultura tailandesa diz que se deve cumprimentar outra pessoa com uma pequena referência inclinada, o wai.
- Não se esqueça de retirar os sapatos antes de entrar nos templos.
- O esporte mais tradicional da Tailândia é o Muay Thai.
- A culinária tailandesa também está entre as mais curiosas do mundo. Os tailandeses procuram misturar, através de ervas, especiarias e frutas, os quatro sabores (doce, salgado, azedo e amargo) em todos os seus pratos.
- Desde fevereiro as festividades para comemorar os ensinamentos de Buda são vistas pelas ruas, chegando ao clímax em maio, mês em que Buda nasceu.
- O Ano Novo Chinês, quando as casas são limpas e pelas ruas danças com leões e dragões são iluminados por fogos de artifício.
- Os aparelhos elétricos funcionam apenas em 220volts.
- Para passar até 30 dias como turista, um brasileiro com passaporte não precisa de visto. Mas para entrar na Tailândia é preciso apresentar um certificado internacional de vacina contra a febre amarela – que pode ser realizada na maioria dos aeroportos internacionais. Evite viajar entre os meses de junho e setembro, época das chuvas torrenciais.


10.  Bibliografia


Disponível em www.ibge.gov.br/paisesat/ com acesso em 13/05/2011.
Disponível em www.tourismthailand.org/about-thailand/ com acesso em 16/05/2011.
Disponível em www.turismotailandes.org.pt/index.html com acesso em 16/05/2011.
Disponível em www.thaigov.go.th/eng/ com acesso em 20/05/2011.
Disponível em www.turismotailandes.org.pt/3_sec1_1_ChiangMai.html com acesso em 23/05/2011.
Disponível em www.rotas.xl.pt/0804/100.shtml com acesso em 23/05/2011.
Disponível em ciaeco.tur.br/destinos/apresentacao.asp?destino=105&idioma=pt&type=0 com acesso em 25/05/2011.
Disponível em www.kohsamui.org/ com acesso em 25/05/2011.
Disponível em www.portaldoscuriosos.com/curiosidades/curiosidades-da-tailandia com acesso em 27/05/2011.